segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Churros

Eu adoro adoro churros! E nunca tinha feito antes, até que vi no Prato Fundo a receita e resolvi fazer.

Procurei outras receitas além da que usei, e, pelo que li por ai, a que usei foi a melhor porque, além de funcionar, não ficou cheia de brumos na hora que misturei a farinha (não empelotou..).
Tinham receitas que os comentários eram de que a massa ficou tão expessa que, quando estava dentro do saco de confeitar era quase impossível sair de lá.

Bom, a receita:

500ml de água
120 g. de farinha de trigo (uma xícara)
20 g. de manteiga sem sal
pitada de sal
açúcar refinado e canela em pó para polvilhar no churros depois de pronto
e para acompanhar: doce de leite, brigadeiro, o que quiser.

Coloque a água com a manteiga em uma panela para ferver. Não pode ser uma panela pequena, porque depois você ainda vai colocar 500g. de farinha de trigo. Depois que ferver coloque, aos poucos, a farinha de trigo, e não pare, de jeito nenhum, de mexer. Mexa com um fouet, e mexa bastaaaaaante. É realmente cansativo, preciso confessar. Mas o esforço vale pelo resultado!
Logo que começei a colocar a farinha apareceram uns brumos, umas pelotinhas. Dai eu ja achei que tinha errado e que não ia dar certo. Mas continuei mexendo e colocando a farinha, até que deu certo! Então não desista!!

Depois que toda a farinha estiver na panela, e estiver tudo misturado, deixe no fogo ainda por uns 2, 3 minutos. Mexendo sempre. Coloque em um saco de confeitar com um bico pitanga ou estrela, para dar o formato ao churros, e deixe esfriar.

Para fritar, coloque óleo para aquecer, e para saber se está boa a temperatura, coloca só um pouquinho da massa e veja como está. E quando estiver quente o óleo, pode fritar! Fiz churros pequenos, daqueles "aperitivo", sabe? Coloquei o churros diretamente no óleo, com cuidado para não espirrar nada na minha mão, claro!

E pronto, fritar e depois passar na mistura de açúcar com canela em pó. Pronto! Delicioso churros em casa :)


Fiz brigadeiro e um "creme de goiaba" para acompanhar. Usei goiabada em pedaço e coloquei com suco de goiaba (daqueles de caixinha mesmo) no fogo, para que ficasse cremoso. E ficou uma delíícia!!!
E hoje, véspera de feriado, vai muito bem como acompanhamento de um filminho, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário