sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Suspiro!

E eu resolvi fazer suspiro.. e gente, quanta emoção!
Olhei mil receitas e cada uma tinha uma lista diferente de ingredientes, uma dica nova, um jeito diferente. Perguntei em casa se alguém sabia fazer, e nada. Fui que fui e resolvi usar a seguinte receita:
- 16 claras
- 10 colheres de sopa de açúcar
- 2 gotas de limão

Bom, comecei a fazer e acabei adaptando. Eu li, em algum lugar, que, para cada clara, tinham que ser duas colheres de açúcar. Inventei a minha proporção. Então, a receita adaptada e que usei foi:
- 12 claras
- 14 colheres de sopa de açúcar
(e nada de limão.. um erro!)

Vi que tinha que levar ao fogo as claras, em banho maria, para que elas "branqueassem". Bom, lá fui eu. E, com medo de que arruinasse a receita, deixei só um pouco e coloquei para bater. Aos poucos fui adicionando o açúcar, e o ponto nunca chegava. Acho que errei porque não bati muito a clara antes de colocar o açúcar. Vou tentar denovo, muito provável que nesse próximo final de semana, e conto!

Mas dai tinha OUTRO problema: qual o ponto? Li que era firme, até que os bicos ficassem formados ao puxar com uma colher. Bom, quase cheguei lá, e já fui assar tudo.

Não tinha papel manteiga, e, então, enfarinhei. Também li que era um ótimo subsitituto... e, não foi.

Para assar, uma noveeeeela: o forno na temperatura mais baixa possível e, um pouco aberta. Coloquei uma colher de pau, com o cabo prendendo a porta, para deixar uma abertura. "Esse é o truque", disse a minha mãe, que nunca fez suspiro mas já ouviu muita lenda por ai.

Depois de quase 40 minutos a primeira fornada estava pronta!!! Quase douradinha por cima, e sim, estava com uma textura incrível de suspiro!!! A sensação foi de alívio, de que DEU CERTO!




Algumas coisas que percebi:
- precisa de papel manteiga, senão gruda
- precisa de bico de confeitar (os meus não estavam cmg, então não ficaram lindos)
- precisa colocar as gotinha de limão, para que o aroma do suspiro fique mais gostoso
PS. Há grandes chances de ter grudado porque eu não sei o ponto estava certo.. Então, pode ser que a culpa seja toda e exclusivamente minha! hahaha

Vou tentar faze denovo, porque é uma delícia e eu preciso dizer que sei fazer suspiro, néé!!


Um comentário:

  1. Eita que eu tinha certeza de que no final tudo tinha dado errado. hahaha

    Eu AMO suspiro e sempre sofri pq sou diabética né? Aí rodava milhares de lojas de produtos dietéticos e não encontrava, até que.... encontrei! e não era nada do que eu imaginava. Muuito ruim mesmo. rsrsrs

    Aí falei com a minha santa sogra (que é doceira e salgadeira e diabética também) que estava louca de vontade de comer suspiro e você acredita que ela fez e ficou delicioso?

    Hoje de vez em quando chego lá na casa dela e tem uma fornada me esperando. Me delicio.

    Ah, e tem que ter o limão. Como você se esqueceu de pôr o segredo? rsrsrs

    Bjs!!!!!!

    ResponderExcluir