terça-feira, 14 de setembro de 2010

Muffin de chocolate

E lá vem o chocolate!

Eu, fã de chocolate, fã de açúcar e fã de muffins, sempre os faço! Já fiz de baunilia, de maçã, de banana, morango.. adoro, adoro! Mas, o de chocolate, não tem competição: é o melhor!

Para quem nunca fez muffins eu já os tranquilizo: é super fácil e rápido! (e fica uma delícia)

A receita que sempre uso (e fica muuito bom) é deste livro:

Tá ai um livro que eu digo: comprem! Vocês conhecem?  É muito bom, e suuuuuper legal. Todas as receitas são bem descritas e não tem nada impossível de ser feito. Tem alguns pratos beeeeeeem trabalhosos, mas nada que seja realmente impossível (acredito eu...). Já fiz muitas receitas e ainda fico com fama de que tenho pratos variados!

A receita dos muffins de chocolate veio dai, e lá vai ela:

Ingredientes:
225 g. de farinha de trigo
60g. de cacau em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
115 g. de açúcar mascavo light
150 g. de gotas de chocolate
250 ml. de leitelho (o famoso buttermilk - clique aqui para saber como fazer)
6 colheres (sopa) de óleo de girassol
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
2 ovos

Para preparar:

Preaqueça o forno a 200°C. Forre a assadeira com as forminhas de papel e reserve. A forma é aquelas para muffins.. que tem os buracos, como esta:




O preparo da massa:

Peneire a farinha de trigo, o cacau, o fermento e o sal em uma tigela grande. Junte o açúcar mascavo e as gotas de chocolate e abra uma cavidade no centro dos ingredientes secos.
Bata junto o leitelho, o óleo, a baunilha e os ovos e despeje a mistura no centro dos ingredientes secos. Mexa ligeiramente, obtendo uma massa granulosa. Com uma colher, coloque a massa nas forminhas preenchendo até 3/4 da capacidade (as forminhas tem que ser forneáveis, para que não queimem. Em casas do ramo você encontra de diferentes cores, desenhos..).

Asse os muffins por 15 minuto, ou até que fiquem crescidos e firmes ao toque. Pode usar o truque o palito de dente: espetar no meio, e, se sair limpo, está pronto.
Transfira os bolinhos imediatamente para uma grande de metal e deixe esfriar.

Aqui estão os últimos que fiz. Não tinha comigo a grade de metal que sempre uso, então peguei o escorredor de pratos (!!!) da casa dos meus pais, e deu super certo!




As gotas de chocolate ficam derretidas e deixa o muffin super cremoso!!
Decorei com chantilly e confeitos de estrelinha. Perfeito para um lanchinho da tarde!

Eu sou suspeita para falar porque AMO chocolate! Mas mesmo quem não é tão fã assm disse que a receita é ótima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário