domingo, 26 de setembro de 2010

Queimou!

Tenho certeza que todo mundo já teve experiências com queimaduras, especialmente na cozinha..
Eu tenho algumas histórias e algumas marquinhas..

E foi nessa 6a feira que tive a mais recente história: queimei a ponta do dedão, dedo indicador e dedo médio, quando tentei empurrar uma panela...
Olha: DOEU!

E dai surgem várias histórias: não pode colocar no gelo, tem que ser agua corrente, passa no cabelo, põe pasta de dente, põe pó de café.. cada um tem uma receita milagrosa para melhorar a queimadura.
Mas a verdade é: só água resolve.

Então vale ler sobre as queimaduras aqui:

QUEIMADURAS
Denomina-se queimadura toda e qualquer lesão ocasionada no organismo humano pela ação curta ou prolongada de temperaturas extremas sobre o corpo humano. As queimaduras podem ser superficiais ou profundas e é possível dividi-las em diferentes tipos, de acordo com a gravidade. A gravidade de uma queimadura não se mede somente pelo grau de lesão, mas também pela extensão da área atingida. São consideradas grandes queimaduras aquelas que atingem mais de 15% do corpo, no caso de adultos. Para crianças de até 10 anos, são considerados grandes queimaduras aquelas que atingem mais de 10% do corpo. Para avaliar melhor a gravidade de uma queimadura, você pode adotar a tabela abaixo Cabeça 9% Pescoço 1% Tórax e abdômen, inclusive órgãos genitais 18% Costas e região lombar 18% Membro superior direito (braço) 9% Membro superior esquerdo (braço) 9% Membro inferior direito (perna) 18% Membro inferior r esquerdo (perna) 18% Se o socorrista souber classificar uma grande queimadura e encaminhar a vítima para um pronto socorro, já será de grande valia. Vamos conhecer e especificar cada caso e saber como agir em cada um deles.

Queimadura de 1º Grau - É a queimadura mais comum, geralmente deixa a pele avermelhada e provoca ardor e ressecamento da pele. Uma queimadura de 1º grau nem sempre é grave. Porém se ela atingir mais da metade do corpo, pode vir a tornar-se ate muito grave. Se uma queimadura de 1º grau não for muito extensa, o socorrista pode tomar algumas medidas: Oferecer água, para hidratar a vítima; · Em seguida, tentar aliviar a dor, deixando um tempo em água fria (chuveiro, torneira) ou aplicando compressas de água fria.
Queimadura de 2º Grau - As queimaduras de 2º grau são aquelas que atingem as camas um pouco mais profundas da pele. Caracterizam-se geralmente pela formação de bolhas e desprendimento das camadas da pele; provocando dor e ardência local. Estas queimaduras são mais graves que as de primeiro grau porque a perda de água que elas podem provocar eventualmente leva à desidratação. Nesses casos, dê líquidos por via oral, aplique compressas frias no local e providencie assistência médica imediatamente.
Queimadura de 3º Grau - As queimaduras de 3º grau são aquelas em que todas as camadas da pele são atingidas , podendo ainda alcançar os músculos e os ossos, provocando feridas profundas e dores muito fortes. As queimaduras de 3º grau são as mais graves e representam sérios riscos para a vítima, sobretudo se atingirem grande extensão do corpo. Para tratar de queimaduras, em geral, mantenha a vítima deitada. Lave bem as mãos antes de tratar das queimaduras, para não provocar infecções. Em seguida , corte todas as roupas que estão perto das regiões queimadas. Não desloque ou retire a roupa que ficou sobre as queimaduras, para não aumentar as feridas. Cubra as feridas com gaze ou com um pano limpo, sem apertar, umedecendo continuamente. Não use outro tipo de material, porque pode grudar e piora ainda mais o estado da vítima. Nunca fure as bolhas nem toque na parte queimada. Isto poderá causar uma infecção e piorar o estado da vítima. Se a vítima estiver consciente, dê-lhe de beber bastante água (de preferência com sal) e providencie ajuda médica. Não aplique nenhuma substância sobre a queimadura, que não seja hidratante.


(Fonte: Primeiros Socorros)

E tem também uma pomadinha milagrosa, que, desde pequena, minha mãe tem no armário da cozinha, perto do fogão, e sempre sempre resolveu. Depois de deixar na água, ela colocava Paraqueimol na queimadura. O nome eu acho super engraçado, mas é realmente uma pomada que resolve.
Na 6a feira deixei os dedos na água corrente, e continuaram doendo muuuito, muuuito, muuito depois. Então cheguei na farmácia e pedi um socorro, e eu nem me lembrava da pomada.. o farmacêutico me recomendou o paraqueimol, e então tive um ´click´! Comprei e passei no dedo, e ainda dói assim que passa, mas segundo minha mãe e o farmaceutico é porque está fazendo efeito!

Só estou com três bolhas na ponta dos dedos.. Mas valeu para ficar mais atenta, não é??

Nenhum comentário:

Postar um comentário